Wing Chun Kung Fu Niteroi – Part 1
Conhecido como Siu Ye Kuen, ou seja, “A Prática Marcial dos Jovens Senhores”, o Sistema WING CHUN 詠 舂 era utilizado para desenvolver o Poder Pessoal dos descendentes das famílias tradicionais chinesas. Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal. Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.
O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua. È por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.
O Praticante de WING CHUN 詠 舂 é aquele que segue sua natureza “facilmente” ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 梅 逸 – 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender WING CHUN sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal.
O grande erro do praticante de WING CHUN é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é “esforçar-se para não forçar” (idéia inicial de Kung fu 功 夫 ). Isso porque a natureza humana deve ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na “facilidade” .
Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a “dificuldade” , ele desenvolve “camadas” que encobrem sua própria natureza.
Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam 葉 心. (vide Método da Emoção).
O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).
Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que “perder” a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.
Como cabe ao próprio praticante de WING CHUN recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang 明 心, cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.
Grão-mestre Moy Yat escreveu “Ming Sam Kin Seng” 明 心 見 性, ou seja, “é através do Ming Sam que se percebe a natureza humana”.
Sifu Monnerat, Tutor de Ving Tsun (Wing Chun) Kung Fu.
Transmite a Kung Fu como ferramenta para o Desenvolvimento Humano de forma a ajudar pessoas a viverem melhor suas próprias vidas. Tutor de Ving Tsun Kung Fu pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, diretor do Núcleo Niterói da MYVTMI. 11ª Geração Ving Tsun, discípulo Direto de Grão-mestre Leo Imamura.
Torna-se Discípulo Vitalício na Cerimônia de Discipulado ocorrida na Celebração do 10ª Aniversário da Família Moy Yat Sang, onde recebeu de Grão Mestre Moy Yat o nome chinês Moy Ka Lai To, ( 梅 加 柆 扗), tornando-se assim discípulo de primeira geração (Yat Jin Dai Gee) de Mestre Leo Imamura (Hall dos Mestres de Wing Chun no Brasil) e de Segunda geração (Choi Jin Dai Gee) de Grão-Mestre Moy Yat.
Recebeu na 4ª Cerimônia Internacional de Graduação, a Certificação Internacional de Biu Ji (Biu Je Certification)* das mãos de Grão-Mestre Moy Yat e junta Oficial da International Moy Yat VT Federation.
2001 Ingressa no Livro Genealógico da “Hong Kong Ving Tsun Athletic Association” – HK – China.
2002 Tem seu nome no Ip Man Tong – China (Museu do Patriarca Ip Man) como colaborador.