O Sistema Ving Tsun
Ving Tsun é um sistema de Kung Fu. Atribui-se à Fundadora Yim Ving Tsun a sua integralização em seis domínios – Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do – representados por listagens de dispositivos corporais de combate simbólico. O emprego de dispositivos corporais para a constituição das listagens de um sistema, visando o desenvolvimento do Kung Fu, parece natural se for considerado que a experiência corporal é a mais próxima, a mais íntima, a mais direta e aquela que se pode menos duvidar para frustrar a atividade dicotômica do pensamento que petrifica a fluidez de uma tendência e impede que se perceba os sinais ínfimos da transformação que está por vir. Por sua vez, desde os tempos remotos, os chineses valorizam a simbologia do combate como uma experiência de premência de morte que potencializa a capacidade de dois pólos opostos se complementarem.
A Linhagem Moy Yat
A Linhagem Moy Yat teve seu início em 1962 na então colônia britânica de Hong Kong, costa sul da China, quando a Família Moy Yat foi fundada com o compromisso de salvaguardar o Sistema Ving Tsun. Na ocasião, o Patriarca Moy Yat (9GVT) tornou-se o mais jovem líder de família reconhecido por seu si fu, o Patriarca Ip Man (8GVT), líder do renomado Clã Ip Man do Sistema Ving Tsun. No museu governamental chinês Ip Man Tong foi registrado o seguinte sobre este período da Linhagem Moy Yat: In 1965, he set up Moy Yat Wing Chun Association and had amassed many students before he emigrated to New York, USA in 1973, where he continues to teach Wing Chun. Em 1965, ele (Patriarca Moy Yat) estabeleceu a Moy Yat Ving Tsun Association e reuniu muitos estudantes antes de emigrar para New York, EUA em 1973, onde ele continua a ensinar Ving Tsun. Ip Man Tong, Disciples Room, 2002 Além do legendário Bruce Lee, o único discípulo do Patriarca Ip Man estabelecido no Ocidente a ter um painel na ala dos discípulos do referido museu foi o Patriarca Moy Yat. Isso talvez esteja associado ao fato de ele ter sido o primeiro si fu consagrado em Hong Kong a emigrar para o exterior. Além disso,ele teve a rara oportunidade de se preparar por cerca de 10 anos para a missão de salvaguardar o Sistema Ving Tsun no Ocidente, sob a zelosa orientação de seu mentor. A partir de New York, o epicentro do mundo capitalista ocidental, o Patriarca Moy Yat pode produzir um legado extenso e profundo, com vistas à salvaguarda do Sistema Ving Tsun dentro de uma perspectiva mundial. Ao longo dos anos, ele passou a designar seu legado como Moy Yat Ving Tsun. O compromisso de honrar esta denominação por seus descendentes é o que tem caracterizado a Linhagem Moy Yat.
A International Moy Yat Ving Tsun Federation
A International Moy Yat Ving Tsun Federation é uma entidade familiar caracterizada pela união dos descendentes do Patriarca Moy Yat (9GVT) de diferentes partes do mundo, sob a liderança da Família Moy. A atividade inaugural da federação ocorreu em 1 de julho de 1996 quando o Patriarca Moy Yat anunciou uma lista de 13 mestres seniores para iniciar o Programa Moy Yat Ving Tsun de Certificação. Hoje, esta lista é conhecida como “A Lista Original”. Em 23 de janeiro de 2001, o Patriarca Moy Yat faleceu por causas naturais e a International Moy Yat Ving Tsun Federation entrou em estado de atuação mínima, apoiando iniciativas de entidades que mantinham boas relações com a Família Moy. Em 28 de novembro de 2015 foi realizada a reunião de reativação da federação fundada pelo Patriarca Moy Yat e alguns de seus principais discípulos, que culminou com a criação da Convenção da International Moy Yat Ving Tsun Federation, que está composta por três órgãos: a Família Moy, o Conselho de Grão-Mestres e a Diretoria. Os propósitos desta convenção são, dentre outros: 1. Criar mecanismos para salvaguardar o legado do Patriarca Moy Yat; 2. Assegurar o respeito para as interpretações particulares do Sistema Ving Tsun de cada um dos membros da Linhagem Moy Yat; 3. Conscientizar em nível local, nacional e internacional a importância do Sistema Ving Tsun através do legado do Patriarca Moy Yat; 4. Salvaguardar o patrimônio cultural do Sistema Ving Tsun através do legado do Patriarca Moy Yat e 5. Facilitar a cooperação e assistência entre seus membros. Com base nos propósitos de sua convenção, a International Moy Yat Ving Tsun Federation concentrará suas atividades, através de programas integrados para a salvaguarda do Sistema Ving Tsun através do legado do Patriarca Moy Yat. Ao prover o acesso ao legado do Patriarca Moy Yat, a International Moy Yat Ving Tsun Federation assume o compromisso de respeitar os costumes de cada local de suas atividades em diferentes partes do globo. Outra postura importante, é o respeito aos sistemas de titulação de organizações a ela vinculadas.
A Martial Intelligence, Inc.
A Martial Intelligence, Inc. é um organismo de acreditação independente que reconhece formalmente se uma comunidade, liderada por um descendente reconhecido do Patriarca Moy Yat (9GVT) em qualquer parte do mundo, que demonstra ter competência em honrar a Denominação Moy Yat Ving Tsun, através do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial. O nome “Martial Intelligence” surgiu a partir da experiência de GrãoMestre Leo Imamura (10GVT) com seu mentor, Patriarca Moy Yat, conforme explica Grão-Mestre Pete Pajil (10GVT) em seu livro “The Hidden Power of Kung Fu” (2014): Kung Fu is a specific kind of intelligence that is only accessed by one’s own experience. Si Fu Leo Imamura coined the term Martial Intelligence in 2003, giving us a translation of Kung Fu that suports Grandmaster Moy Yat’s idea of how to use your brain in everyday life. Martial Intelligence means having the ability to perceive the inherent potential of a situation, condition, or circumstance and allowing that perception to unfold. Kung Fu é um tipo específico de inteligência que é somente acessada pela experiência da própria pessoa. Si Fu Leo Imamura cunhou o termo Inteligência Marcial (Martial Intelligence) em 2003, oferecendo-nos uma tradução de Kung Fu que sustenta a ideia de Grão-Mestre Moy Yat de como usar seu cérebro na vida diária. Inteligência Marcial significa ter a habilidade para perceber o potencial inerente de uma situação, condição ou circunstância, permitindo que o que foi percebidose desdobre. De fato, o termo “Martial Intelligence” nasceu por ocasião da cerimônia de lançamento do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial, em 15 de março de 2003, durante a celebração do aniversário de 40 anos de Grão-Mestre Leo Imamura. Com o intuito de substituir o Instituto de Inteligência Marcial como órgão certificador do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial, a Martial Intelligence, Inc., foi incorporada em 13 de dezembro de 2005, na cidade de Hollywood, Estado da Florida.
A Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence
Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence é a designação do conjunto de núcleos que foram acreditados pela Martial Intelligence, Inc. através da demonstração de sua competência em honrar a Denominação Moy Yat Ving Tsun, por meio do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial (Versão 2017–PMYVTIM2017), ou do Ving Tsun Experience. Ela é liderada por Grão-Mestre Leo Imamura (10GVT), discípulo do Patriarca Moy Yat (9GVT) e membro vitalício do Conselho de Grão-Mestres da International Moy Yat Ving Tsun Federation. Um núcleo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence é uma comunidade reconhecida pela Martial Intelligence, Inc. O símbolo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence foi desenvolvido através de uma contribuição conjunta de seus membros, liderada pelo Mestre Anderson Maia, M.S. (11GVT). Nele podemos identificar o símbolo modernizado da Linhagem Moy Yat com as pétalas da flor de ameixeira formadas por circunferências idênticas. Por outro lado, os caracteres em Chinês tradicional “Moy Yat Ving Tsun Kung Fu (梅逸詠春功夫)” são escritos em tipo siu suen que foi padronizado pela primeira dinastia imperial chinesa. Abaixo desses caracteres, a expressão equivalente em Inglês, “Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence”.