O que é o Wing Chun Kung Fu de fato?

Fique atento a deformações e indequações do ensino deste Sistema em Niterói e Brasil

Wing Chun Kung Fu em Niterói

Inteligência Estratégica

Wing Chun Kung Fu Niterói - defesa pessoal para mulheresWing Chun Kung Fu  詠 舂  é um sistema de excelência estratégica, fundamentado na Inteligência Marcial, explora o potencial de transformação de uma listagem técnica composta por seis conteúdos a saber: Siu Nim Tao, Chum Kiu, Biu Je, Moy Fah Jong, Luk Dim Boon Kwan e Bot Jom Doa. Esta disposição particular é atribuída à Fundadora Yim Wing Chun Kung Fu. Apresenta o Princípio do Tang Son (Simplicidade) como proposição fundamental e a manifestação amadurecida do Mo Tak (Poder Pessoal)  como fim precípuo.

Desenvolvimento Pessoal

Conhecido como Siu Ye Kuen, ou seja, “A Prática Marcial dos Jovens Senhores”, o Sistema Wing Chun Kung Fu 詠 舂  era utilizado para desenvolver o Poder Pessoal dos descendentes das famílias tradicionais chinesas. Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal.   Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.

O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua.  È por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade. O Praticante de Wing Chun Kung Fu 詠 舂  é aquele que segue sua natureza “facilmente” ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 梅 逸 – 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender Wing Chun Kung Fu sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal.

Esforçar-se para não forçar

O grande erro do praticante de Wing Chun Kung Fu é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é “esforçar-se para não forçar” (idéia inicial de Kung fu  功 夫 ). Isso porque a natureza humana deve  ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na “facilidade”. com esses estudos pessoais o estudante desta arte poderá utilizar seus conceitos e avaliar suas condições diante das vicissitudes da vida profissional, famlilar e social.

Um Mestre irá te ouvir e te orientar em Niterói, seu nome: Sifu Monnerat

Wing Chun Kung Fu Kung Fu  em Niterói é transmitido pelo Sifu Monnerat, Mestre de Kung Fu com mais de 28 anos de experiência em lecionar este legado cultural chinês em Niterói e todo o Brasil. Sifu Monnerat é terceira geração do Grande Mestre Ip Man no Brasil e tem colaborado para divulgar esta arte em todo o Pais e fora, através de suas Vídeo-aulas esclarecedoras e detalhadas. Torna-se Discípulo Vitalício na Cerimônia de Discipulado ocorrida na Celebração do 10o Aniversário da Família Moy Yat Sang em 1998, onde recebeu de Grão Mestre Moy Yat o nome chinês Moy Ka Lai To, ( 梅  加  柆  扗), tornando-se assim discípulo de primeira geração (Yat Jin Daí Gee) de Mestre Léo Imamura e de Segunda geração(Choi Jin Daí Gee) de Grão-Mestre Moy Yat.

Wing Chun Kung Fu na USP-SP e em grandes organizações

Saiba que o Sistema Wing Chun Kung Fu é hoje um dos mais procurando Sistemas de Kung Fu, sendo ele ensinado em muitas organizações públicas e particulares. como por exemplo na USP, uma das mais importantes Faculdades do País como cadeira disciplinar obrigatória, dirigida por um irmão Kung Fu de sifu Monnerat, Mestre Walter Correa. Wing Chun Kung Fu Kung Fu também é utilizado em grandes companhias como a Hong Kong Airlines, no Colégio Profissional de Aviação Civil, na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, na China.

Mas a característica mais importante, sem dúvida é o direcionamento dado por sifu Monnerat para o desenvolvimento Pessoal, pois foi assim que recebeu de seus Mestres, um deles o venerável Moy Yat, aluno direto de Patriarca Chinês Ip Man, cuja história é destacada por diversos filmes de sucesso no cinema.

Aulas de Wing Chun Kung Fu RJ com Sifu MonneratLute por uma pessoa melhor

Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a “dificuldade” , ele desenvolve “camadas” que encobrem sua própria natureza. Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam  葉 心. (vide Método da Emoção). O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação). Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que “perder” a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa. Como cabe ao próprio praticante de Wing Chun Kung Fu recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang  明 心, cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal. Grão-mestre Moy Yat  escreveu “Ming Sam Kin Seng” 明 心 見 性, ou seja, “é através do Ming Sam  que se percebe a natureza humana”.

Leia um pouco mais sobre o Wing Chun Kung Fu

 

Leia mais

faca-seu-cadastro

Entrar

Entrar

aulas-de-ving-tsun-internet-gratuitas-3

Infomail Wing Chun – Cadastre-se!