Wing Chun Kung Fu Niteroi – O que é Wing Chun

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Wing Chun Kung Fu Niteroi – Part 1

Conhecido como Siu Ye Kuen, ou seja, “A Prática Marcial dos Jovens Senhores”, o Sistema WING CHUN 詠 舂  era utilizado para desenvolver o Poder Pessoal dos descendentes das famílias tradicionais chinesas. Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal.   Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.

O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua.  È por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.

O Praticante de WING CHUN 詠 舂  é aquele que segue sua natureza “facilmente” ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 梅 逸 – 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender WING CHUN sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal.

O grande erro do praticante de WING CHUN é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é “esforçar-se para não forçar” (idéia inicial de Kung fu  功 夫 ). Isso porque a natureza humana deve  ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na “facilidade” .

Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a “dificuldade” , ele desenvolve “camadas” que encobrem sua própria natureza.

Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam  . (vide Método da Emoção).

 O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).

 Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que “perder” a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.

 Como cabe ao próprio praticante de WING CHUN recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang  明 心, cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.

Grão-mestre Moy Yat  escreveu “Ming Sam Kin Seng” 明 心 見 性, ou seja, “é através do Ming Sam  que se percebe a natureza humana”.

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